Cooperação militar Moçambique e Ruanda contribui para restauração da segurança em Cabo Delgado
Cooperação militar Moçambique e Ruanda contribui para restauração da segurança em Cabo Delgado
O Ruanda considera que a cooperação militar com Moçambique está a contribuir para a restauração das condições de segurança na província de Cabo Delgado.
O Embaixador ruandês, acreditado em Moçambique, destaca, a título de exemplo, o retorno das populações às zonas de origem, outrora tomadas pelos terroristas.
“Havia muita gente deslocada, alguns estavam em Nampula e noutras províncias e, agora, com esse esforço, já estão a retornar. Visitei Cabo delgado e tive encontros com comunidades locais, as pessoas já estão a ir à escola, as mulheres vão ao mercado vender os seus produtos. Portanto, se nós fizermos a comparação com a situação em 2021, era deteriorada. Acredito que a situação agora, fruto dessa cooperação, já está melhor do que antes”, afirmou.
O Embaixador ruandês falava, esta quinta-feira, em Maputo, após ter sido recebido em audiência pela Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa.
O diplomata destacou o papel do Presidente da República, Daniel Chapo, nas acções conducentes à pacificação do país, com a adopção do Diálogo Nacional Inclusivo.
Nenhum comentário